segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ciências Aulas 32, 33 e 34

Atividade elaborada por professor Walmir Santana devido a falta dos módulos
Ciências 32 a 34: ATENÇÃO ALUNO COPIE OU COLE NO SEU CADERNO.
01- O assunto da teleaula 32 é:

02- Os animais invertebrados podem ser divididos em quantas classes:

03-Assinale apenas as proposições corretas com base na teleaula 32
a.(_) a classificação ajuda os cientistas a estudar uma infinidade de coisas sobre os  animais e até descobrir um monte de coisas sobre eles,
b.(_) é possível descobrir uma gama de coisas sobre animais que já estão extinto a exemplo dos dinossauros,
c.(_) os seres humanos já viram e fotografaram um dinossauro de verdade
d.(_) os dinossauros existiram a milhões de anos atrás e desapareceram  antes do aparecimento do homem.
e.(_)todas estão corretas
f.(_) Somente errada a alternativa c

04-Como os cientistas foram capazes de obter tanta informação sobre os dinossauros? Coloque V para verdadeiro e F para falso.
a.(_) cientistas descobriram alguns restos dos dinossauros que ficaram preservados,
b.(_) a partir dos restos dos dinossauros os cientistas foram capazes de determinar os hábitos, modo de vida, o tamanho deles e o corpo.
c.(_) primeiro passo classificar os dinossauros em grupos
d.(_) verificar se o animal tem ou não coluna vertebral

05-Em quantos grupos os animais estão divididos?

06) Na lista de animais a seguir coloque 1 para animal vertebrado e 2 para animal invertebrados:
 [_]cachorro, gato, arara, tubarão, sapo, tartaruga,
[_]camarões, lagostas, caranguejos, carrapatos, escorpiões, aranhas, piolho-de-cobra, centopéias, moscas,
[_]formigas, cracas, mexilhões, vermes, corais,

07- os animais vertebrados podem ser divididos em subgrupos, quais são (com base na teleaula) ?

08- Identifique as características dos subgrupos dos repteis conforme a numeração: 1 para mamíferos, 2 para aves, 3 para anfíbios, 4 para peixes,  5 para anfíbios.
a.(_)vertebrados com escamas revestindo o corpo, capacidade de viver na terra,  
b.(_) vertebrados que vivem só na água, copo revestido com escamas,  
c.(_) vertebrados que vivem parte da vida na água e parte da vida na terra, possuem a pele lisa e úmida,
d.(_) vertebrados, com penas,
e.(_) são vertebrados que amamentão seus filhotes,
Questões Aula 33
09) Na aula 33 você vai aprender fazer o quê?

10) Qual o assunto da desta teleaula?
11) Com base nas instruções da teleaula 33 como se faz um iogurte passo a passo?

12- Nas informações abaixo marque um x apenas nas informações verdadeiras. As falsas deixe em branco.
a.[_] no iogurte tem milhares de microorganismos microscópicos,
b.[_] há microorganismos que fazem bem a saúde humana,
c.[_] os microorganismos são seres vivos que podem ser encontrados todos os lugares,
d.[_] os microorganismos podem ser encontrados no copo do ser humano, no ar, na água, nas plantas, nas matas e até nos alimentos.
e.[_] os microorganismos podem ser visto a olho nu, ou seja sem auxilio de microscópico,
f.[_] no iogurte é encontrado um tipo de microorganismo,
g.[_] o lactobacilo tem a função de dar a consistência durinha que o iogurte poassui,
h.[_] os lactobacilos se alimentam do açúcar do leite e produzem uma substância azeda chamada de ácido lático
i.[_] o ácido lático é que faz formar grumos no leite, que resulta na consistência do iogurte,
j.[_] os lactobacilos na fazem mal ao organismo humano,
l.[_] o lactobacilo é uma bactéria boazinha para o organismo humano,

13) Por que só tem lactobacilos no iogurte? Explique.

14) Na tele aula 32 estamos a falar sobre os microorganismo e você agora vai identificar as sentenças certas com a letra C e as erradas com a letra E. Preste atenção ao vídeo explicativo:
01-[_]  a temperatura altera e muito vida dos microorganismos,
02-[_] fervendo o leite os microorganismos não morrem porque eles suportam até o calor da energia solar concêntrica ao grau de milhão de cargas magras,
03-[_] em locais quentes e úmidos os microorganismos se reproduzem mais facilmente,
04-[_] o local adequado para proliferação dos microorganismos é uma floresta úmida e quente,
05-[_] nas florestas quentes e úmidas,  os animais mortos e restos de plantas apodrecem muito rapidamente, pois na umidade e no calor os microorganismos que são os responsáveis pelo apodrecimento estão num ritmo apressado, reproduzindo-se muito. E como conseqüência, o apodrecimento dos seres vivos bem rápido.

15) O que acontece com os microorganismos no ambiente frio?

16) Como é o apodrecimento dos seres na Antártida que é um local gelado?

17) O que acontece com os microrganismo na geladeira?  
Questões Aula 34
18] Qual o assunto d aula 34?

19] Como chega a energia solar aos seres vivos?

20] Sobre o sol é verdade que:
a.[_] é fundamental para a vida na terra,
b.[_] a sua energia está presente nos alimentos, na energia elétrica e nos combustíveis.
c.[_] há a teoria de que o bloqueio da luz solar na atmosfera  teria causado  a extinção dos dinossauros
d.[_] há teoria de que com o bloqueio da luz solar por colisão de meteoro favoreceu o surgimento, por exemplo,  dos mamíferos como os primatas
e.[_] ela é importante porque toda energia consumida pelos seres vivos vem dele (o sol)
f.[_] a energia do sol chega a terra na forma de calor e luz
g.[_] de toda energia do sol que bate na terra, 30 por cento volta para o espaço refletido pela própria atmosfera
h.[_] quase metade da energia que chega até o planeta é gasta para aquecer o ar e a superfície da terra
i.[_] E todo restante é absorvido pelas águas.
j.[_] a energia é responsável  pela manutenção da vida na terra

21) O que vem a ser a grande extinção do cretáceo?

22) O que é cretáceo?

23) o que aconteceu com os fosseis que restaram do período cretáceo? Foram encontrados no Brasil? Se sim, dê um exemplo. Se não justifique.

24] Explique como a energia do sol chega a terra?

25] Pesquise noticias de jornais que trazem informações sobre:
a) a seca no Brasil,
b) alagamentos pelo pais
c) larvas vulcânicas no mundo.
d) como está o abastecimento d’água no seu bairro?
e) o que você faz para economizar energia?
f) busque informações com colegas do whatsapp, Face, da escola, de funcionários de como economizar água e energia?
g) Quanto tempo você gasta para tomar banho?
Você apaga as luzes dos espaços de sua casa quando está vazio?
h) Dê sugestões para economizar água e energia?
i) Quanto é o consumo de energia de sua casa?

Referencia Adicional
Escola Kids [aqui]

Nenhum comentário:

Postar um comentário