quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ressignificando Aprendizagem Matemática Aulas 08 e 09

RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA AULA 08 e 09, Valor 0,5
NOME DO ALUNO_________________________________________________________
PROFESSOR(A)___________________________________________
Atividades


Faça no seu caderno.
1. Complete os espaços:
a) Kátia tem 8 notas de 5 reais.
Ela tem ___________ reais.

b) José comprou 8 caixas com 6 canetas.
Ele comprou  ___________ canetas.

c) Marina comprou 3  cartelas de botões.
Cada cartela tem 1 dúzia (12) de botões.
Ela comprou  ___________ botões.

d) Vanda recebeu 15 reais em notas de 5 reais.
Ela tem notas  ___________ de S reais.

e) Gabriel encaixotou 72 livros.
Cada caixa ficou com 8 livros.
Existem então ___________  caixas.

f) Uma quantia de 42 reais deve ser repartida igualmente entre 6 pessoas.
Cada pessoa receberá  ___________ reais.

2. Para ter uma idéia de quantas laranjas havia numa caixa, sem desarrumar a caixa para contá-Ias uma a uma, Pedro contou apenas as frutas da camada superior e verificou que havia 1S laranjas. Avaliou que a caixa tinha pelo menos 5 camadas iguais àquela. Que conta Pedro deve fazer para ter uma estimativa do número de laranjas contidas na caixa?

3. Hugo reformou o encanamento de sua casa. Ao todo, ele precisou de 30 metros de cano, 13 cotovelos, 6 "T" e 8 luvas. Na época, ele pagou os seguintes valores:

Pesquise como é esses canos e desenhe ou cole aqui

Cano

R$ 6,00 por metro
Cotovelo

R$ 2,00 por unidade
Junção “T”

R$ 3,00 por unidade
Luva

R$ 1,00 por unidade
Em quanto ficou sua despesa com material?
Nas atividades seguintes, apenas indique as operações que devem ser feitas. Depois da Aula 12, você terá condições de fazer os cálculos.

4. Um motorista de caminhão queria medir o consumo de seu veículo. Em um posto de abastecimento, pediu que completassem o tanque. Enquanto isso,  anotou a quilometragem indicada no marcador do painel: 25 383 km. Depois, seguiu viagem. Quando o marcador estava indicando 25 667 km, ele parou em outro posto e mandou completar o tanque novamente. Foram colocados 71 litros de combustível. Qual foi o consumo do caminhão? Ou seja, quantos quilômetros, em média, o caminhão andou com 1 litro de combustível?

5. Quatro pessoas farão uma viagem de ida e volta entre Ilhéus e Vitória da Conquista. Elas irão num carro que faz, em média, 12 quilômetros por litro de combustível. A distância entre aquelas cidades é de 300 quilômetros. Quantos litros de combustível serão gastos nessa viagem?

6. Uma fábrica de sabão em pedra embala os produtos em caixas de 4 dúzias. Quantas caixas são usadas para embalar 15 600 pedras de sabão?

7. A tabela abaixo nos fornece o consumo de energia (em watts-hora) de vários aparelhos eletrodomésticos.
Gastos de energia elétrico
Aparelho
Consumo por hora (watts-hora)
Aspirador de pó
250
Chuveiro
3.000
Enceradeira
250
Ferro de passar roupas
1.000
Geladeira
125
Lâmpadas de 100 velas
100
Liquidificador
250
Rádio
10
Televisor
60
Computador
140
Com os dados da tabela, calcule quanto tempo uma encera de ira deve ficar ligada para gastar a mesma quantidade de energia que um chuveiro gasta em 10 minutos. Quanto é, também, o gasto de energia de sua casa e como fazer para reduzir  as despesas com energia.

Complete a tabela

DEZENAS
UNIDADES
0  X 9 =


1  X 9 =


2  X 9 =


3  X 9 =


4  X 9 =


5  X 9 =


6  X 9 =


7  X 9 =


8  X 9 =


9  X 9 =


10  X 9 =





Observe que os algarismos das unidades aparecem na ordem decrescente e que os algarismos das dezenas aparecem na ordem crescente. Além disso, se você somar o algarismo da dezena com o algarismo da unidade, sempre dará 9.

RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGEM  MATEMÁTICA AULA 09
Faça no seu caderno.

1. Três costureiras organizaram uma pequena fábrica de vestidos. Cada uma delas consegue fazer 4 vestidos por dia e cada um dos vestidos é vendido por R$ 40,00.
a) Quanto dinheiro essa pequena fábrica arrecada por dia?
b) Para cada vestido, gastam-se 2 metros de tecido. Quantos metros de tecido são gastos por dia?
c) O dinheiro que a fábrica arrecada por dia não é o seu lucro. Existem várias despesas. As costureiras precisam comprar tecido, linhas, botões e outros materiais e têm de pagar à faxineira, que todos os dias vai arrumar a bagunça. Se a despesa em cada dia for de R$ 154,00, qual é o lucro da fábrica por dia?

Faça no seu caderno.
2. Quanto dá esta conta: 9 + 6 x 1 - 4 x 2?

Propriedade distributiva
Agora vamos imaginar a seguinte situação: dois irmãos resolvem rifar uma bicicleta que não usam, embora ela seja quase nova. João diz: "Vamos vender cada bilhete da rifa por R$ 2,00, para nossos amigos." Pedra responde: "Está certo. Depois fazemos um sorteio para ver quem leva."João vendeu 3 bilhetes e Pedro vendeu 7 bilhetes. Quanto eles arrecadaram? Repare que há duas maneiras de fazer a conta. Uma delas é verificar quanto cada um arrecadou e, depois, somar.
A conta a ser feita é (assinale apenas uma alternativa):
a.(__)  2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7

Chegamos à conclusão de que João  arrecadou R$ 6,00 e Pedro arrecadou R$ 14,00. Portanto, os dois juntos arrecadaram R$ 20,00. Mas também podemos fazer a conta de outra forma: verificamos quantos bilhetes foram vendidos ao todo e multiplicamos pelo valor de cada um. Neste caso, a conta a ser feita é (assinale apenas uma alternativa):
a.(__)  2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7

Concluímos, então, que foram vendidos 10 bilhetes por R$ 2,00 cada um. Por isso, o total arrecadado é de:
a.(__)  2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7

Com este exemplo, descobrimos que:
a.(__)  2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7

Esta importante propriedade pode ser resumida na seguinte frase: Se um número multiplica uma soma, então ele multiplica cada parcela dessa soma.
a.(__) Sim
b.(__) Não

Devemos dizer que todos os resultados que apresentamos para você não são coincidências. As propriedades valem para qualquer outro número em qualquer outro problema, porque não dependem dos números. Elas valem sempre, em qualquer situação. Para gravar bem as propriedades, a Matemática usa letras no lugar de números. Portanto, as contas que vamos escrever com letras são contas que podem ser feitas com quaisquer números. Observe como podemos resumir nossa aula usando letras: (Coloque V para verdadeiro e F para falso)
a.(__) propriedade comutativa: a x b = b x a
b.(__) propriedade associativa: a x (b x c) = (a x b) x c
c.(__)propriedade distributiva: a x (b + c) = a x b + a x c

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