quinta-feira, 10 de julho de 2014

APOSTILA 01, EJA 5, IMT, Assunto: Direito e Cidadania

PROFESSOR WALMIR: EXERCÍCIOS
 

Professor Walmir Santana   Disciplina IMT. 

Blog: professorwalmirbahia.zip.net  // Facebook Professorwalmir Bahia
Apostila para a semana de 04/08/2014  à  06/08/2014.

Valor do exercício: todo COPIADO no caderno 1,0, NÃO  copiado 0,2.
APOSTILA 01, EJA 5► Direito e Cidadania.

Para ingressar no mundo do trabalho, se faz necessário conhecer os seus direitos como cidadão onde  e como reivindicá-los. Assim, você estará provido da legalidade a fim de poder cobrar do ente público o cumprimento do que é estabelecido pela Constituição.

As equipes receberão uma cartilha da Controladoria-Geral da União de modo a subsidiar as respostas aos questionamentos elaboradas, com o objetivo de lhe dar condições de conhecer seus direitos e, finalmente, responder as questões. Logo, leia com atenção, anote os pontos importantes no seu caderno. Você pode baixar para seu celular acessando o blog de Professor Walmir (cujo endereço está acima), no facebook: Professorwalmir Bahia (observe que professorwalmir é junto, sendo Bahia separado)
Estudo das Palavras
1ª] Pesquise na cartilha o significado de cada palavra abaixo e copie no seu caderno:
a) Orçamento
b) Orçamento público
c) Impostos diretos
d) Impostos indiretos
e) Licitação

2ª] A que se refere cada trecho abaixo:
a)______________________________________ é aquela conta que as famílias fazem no começo do mês para planejar os gastos. De um lado, fica a conta do dinheiro que entra e, do outro, a conta dos gastos que precisam ser feitos.

b) _____________________________________ é parecido com o das famílias; mas as contas são bem mais complicadas, porque a prefeitura precisa controlar um volume grande de dinheiro e aplicá-lo em muitas coisas e deve colocar tudo isso bem detalhado e bem claro, porque o dinheiro não é do prefeito, é do povo. O orçamento é votado uma vez por ano pela câmara municipal. A prefeitura deve convocar o povo para audiências públicas sobre o orçamento. A participação de todos ajuda a controlar e evitar desvios.

c) ­_____________________________________ são aqueles que pagamos diretamente para a prefeitura, para o governo estadual ou para o Governo Federal. Exemplos: Imposto de Renda, que pagamos ao Governo Federal; Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), que pagamos à prefeitura; Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA – para quem tem automóvel ou motocicleta), que pagamos ao governo estadual.

d) _________________________________________ são aqueles que pagamos sem perceber. Eles estão nos preços de tudo o que compramos na mercearia, na venda, na feira, no supermercado. Exemplos: Imposto sobre Produtos Industrializados, para o Governo Federal, e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para o governo estadual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário